Cachoeira: Ministério Público faz inspeção na Igreja Nossa Senhora dos Remédios

A centenária Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, localizada em Cachoeira, foi vistoriada no último dia 30, por uma equipe técnica do Ministério Público do Estado da Bahia. O procurador-geral de Justiça Pedro Maia, o promotor de Justiça Alan Cedraz, coordenador do Núcleo de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Nudephac), e o promotor de Justiça Regional Ambiental de Feira de Santana, Adriano Nunes, acompanharam a visita ao local, em uma ação que integrou a programação do projeto MP no 2 de Julho, que levou uma gama de serviços e iniciativas do órgão à cidade. Sem nenhum apoio do município muito menos do estado a igreja dos Remédios segue seu destino as ruínas como centenas de imóveis de Cachoeira. O hotel Colombo, que desabou recentemente, foi exemplo claro dos riscos e descaso da prefeitura e do estado.

Na igreja, que integra o patrimônio cultural da Bahia, foram detectados problemas estruturais, como rachaduras nas paredes, telhas soltas em diversos pontos da cobertura, inclusive acima do nicho principal do templo. Problemas que, segundo Alan Cedraz, ameaçam a igreja, que já é acompanhada por meio de procedimento instaurado pelo MPBA e está isolada por decisão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Para Naiara Oliveira Jambeiro, guardiã da Igreja dos Remédios, o anúncio de novos tempos. Ela, que já solicitou o auxílio de diversos órgãos para a questão, vê, na chegada do MPBA, uma possibilidade real de solucionar o problema. “A presença do Ministério Público aqui traz esperança. A situação da igreja é grave, mas agora acredito que o restauro finalmente vai acontecer. Estou feliz e confiante de que, com essa provocação, o olhar das autoridades vai mudar”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright 2015 Reconcavo Online

Anuncie Conosco