O levantamento da Setur-BA aponta que o desempenho foi impulsionado pela intensa circulação de turistas em diversas regiões do Estado ao longo dos festejos juninos. Para o secretário estadual de Turismo, Maurício Bacelar, o crescimento consolida a tendência de expansão do turismo na Bahia e reforça o São João como um dos principais motores da economia baiana durante o mês de junho.
“Baianos, brasileiros e estrangeiros celebraram as tradições juninas, juntos, numa demonstração da força do nosso São João globalizado, o maior do Brasil”, pontuou Bacelar.
Investimentos e movimentação
Em Salvador, o Pelourinho concentrou grande presença de turistas estrangeiros, principalmente da América do Sul e da Europa. Nos últimos sete dias, a Rodoviária da Bahia registrou circulação de 380 mil pessoas, o aeroporto contabilizou mais de 267 mil assentos em voos nacionais e internacionais, e cerca de 740 mil veículos passaram pelas rodovias BA-093 e BA-099.
“A cada ano, o Governo do Estado amplia os investimentos no São João por toda a Bahia, levando a recordes consecutivos na circulação de turistas e incremento da economia. Em 2026, os resultados comprovam que a nossa estratégia é eficiente, quando garantimos infraestrutura, segurança e atrações”, ressaltou Bacelar.
Ocupação hoteleira e atrações
Esplanada e Camaçari registraram ocupação superior a 90% em hotéis e pousadas. Já Santo Antônio de Jesus, Ibicuí, Lençóis e Mucugê alcançaram 100% de ocupação hoteleira.
“A cada ano, o São João cresce em nosso município, recebendo turistas e movimentando a economia, na sede e região da praia de Baixio. Nesta edição, o apoio do governo estadual foi fundamental para o sucesso da festa”, disse o secretário de Turismo de Esplanada, Ricardo Nobre.
Na Chapada Diamantina, as locadoras de veículos também registraram alta demanda. “Durante a festa junina, alugamos todos os carros que tínhamos à disposição para os clientes. A procura maior foi de turistas do sul do país, mas gringos também usaram nosso serviço”, relatou Marília Souza, da Diamantina Locadora.
A programação reuniu mais de 300 atrações em Salvador e shows em 355 municípios do interior, com nomes como Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, João Gomes, Natanzinho Lima, Alceu Valença, Maraisa & Maraísa e Solange Almeida. O período também teve manifestações tradicionais, como o Desfile de Carroças, em Irecê, e o Desfile de Canhões e Fogos de Artifício, em Barra.
Pesquisa com turistas
Durante os festejos, a Setur-BA realizou a etapa junina da Pesquisa Macro de Caracterização e Dimensionamento do Turismo Receptivo na Bahia em Salvador e outros 21 municípios das 13 zonas turísticas do Estado. O levantamento reuniu informações sobre o perfil dos visitantes, hospedagem, transporte, gastos e avaliação dos serviços.
“É uma pesquisa de grande alcance, qualificada, com pesquisadores bilíngues, cujos dados irão produzir indicadores de desempenho das atividades turísticas, com impactos econômicos. Ela é aplicada nas principais festas populares e outros eventos que atraem grande público, para que possamos planejar futuras ações das políticas públicas no turismo baiano”, explicou Bacelar.