A Bahia registrou 2.489 reconhecimentos voluntários de paternidade até 28 de julho de 2026, segundo levantamento da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil). O número já supera em 21% o total contabilizado em todo o ano de 2025, quando foram registrados 2.050 procedimentos.
Apesar do aumento, 7.241 crianças foram registradas apenas com o nome da mãe no estado até 28 de julho deste ano. Entre 2021 e julho de 2026, 11.067 pessoas tiveram a paternidade oficialmente reconhecida nos Cartórios de Registro Civil da Bahia.
O reconhecimento voluntário estabelece oficialmente o vínculo de filiação e garante direitos como identidade civil completa, sucessão, pensão alimentícia e benefícios previdenciários. Desde 2021, a Bahia registra anualmente cerca de 13,2 mil crianças apenas com o nome da mãe.
Uma das novidades de 2026 é a possibilidade de iniciar o procedimento pela internet, por meio da plataforma oficial dos Cartórios de Registro Civil. A ferramenta permite começar o atendimento de forma digital e busca facilitar o acesso para famílias que vivem em cidades diferentes.