Apicultores realizam primeira Feira de Mel do Recôncavo baiano

Para comemorar a estação da primavera, a Associação dos Apicultores do Recôncavo e o Grupo de Criadores de Abelhas sem Ferrão de Cachoeira, vão realizar, nos dias 10 e 11 de outubro, durante todo o dia, no Terminal Náutico da cidade (Pier), a Primeira Feira de Mel do Recôncavo baiano, com uma exposição de materiais apícolas, realização de palestras, venda de mel e derivados, como própolis e cosméticos e a presença de enxames de abelhas apis e nativas. No domingo, no por do sol, haverá apresentação artística. O show acontecerá no deck do próprio píer, numa apresentação inédita no belo equipamento náutico às margens do rio Paraguaçu.

A apicultura, isto é, criação racional de abelhas, é uma das tradições da cidade de Cachoeira e a Associação de Apicultores do Recôncavo é a mais antiga associação do gênero na Bahia, comemorando em 2026, 36 anos de atividade. Para apoiar o setor e estimular a produção de mel na região, a Prefeitura Municipal, através das suas Secretarias de Cultura e Turismo e de Agricultura e Pesca, decidiu incorporar na sua agenda de trabalho a realização de Primeira Feira do Mel, cujo objetivo é fomentar a criação de abelhas como um meio de melhorar a renda do agricultor e proteger o meio-ambiente.

Na direção do evento, o produtor cultural Marcos Moura, em cujo currículo estão dois importantes eventos regionais: o Festival Cachoeira Agosto do Blues e a FestFlor (Festa das Flores de Cachoeira).

“A Feira do Mel coroa um esforço coletivo que, começando na área rural, terá agora sua oportunidade de permitir aos que vivem na região conhecer um pouco da riqueza dessa atividade econômica e ambiental. Trata-se de uma tradição cultural e importante segmento da economia com amplo apelo ecológico” diz Marcos Moura.

Dirigido ao grande público, o evento será realizado num espaço nobre, o Terminal Náutico de Cachoeira, cercado pela natureza e banhado pelo rio Paraguaçu. Os visitantes poderão adquirir o mel e outros produtos diretamente das mãos dos produtores e os interessados em desenvolver a

atividade vão encontrar no evento a orientação necessária para começar um novo negócio, sustentável e lucrativo.

Programação Técnica e Cientifica

Paralelamente à Feira, especialistas em apicultura e meliponicultora farão palestras e promoverão rodas de conversa sobre as suas áreas de atuação, explorando temas como a potencialidade econômica do setor na região, experiências bem sucedidas localmente, manejo e técnica de trabalho com o gênero apis e abelhas nativas, produtividade e perspectivas do setor. Os participantes das palestras, estudantes e profissionais, que efetivamente acompanharem o evento, receberão certificado emitido pela Associação de apicultores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright 2015 Reconcavo Online

Anuncie Conosco