Com cerimônia de premiação prevista para 16 de novembro, em Sevilha, na Espanha, a Academia Latina divulgou a lista de indicados à 24ª edição do Grammy Latino. Os vencedores são escolhidos a partir da votação do órgão internacional de criadores musicais que representa todos os gêneros e disciplinas criativas, incluindo artistas, compositores, produtores, misturadores e engenheiros.
Este ano, três novas categorias foram anunciadas, Melhor Canção por Cantor-Compositor, Melhor Performance Urbana em Língua Portuguesa e Melhor Compositor do Ano, totalizando 56 categorias. A cantora Simone, nascida em Salvador, é um dos destaques da cerimônia em 2023, na qual receberá homenagem especial pelos 50 anos de carreira. Será entregue a ela o “Lifetime Achievement Award” (Prêmio de Excelência Musical), destinado a contribuições criativas de grande importância artística para a música latina e suas comunidades.
Além da homenageada, outros baianos são destaque: Xênia França, natural de Candeias e radicada em São Paulo, concorre a Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa, por “Em Nome da Estrela”. A feirense Rachel Reis concorre a Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa, por “Meu Esquema”. Já Àttøøxxá & Carlinhos Brown disputam o prêmio de Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa por “Da Favela Pro Asfalto”.
Além dos baianos, artistas como Iza, Marília Mendonça, Thiaguinho, Chitãozinho & Xororó, Djavan, Titãs, Vanessa da Matta, Criolo, Planet Hemp e Filipe Ret representam o Brasil entre os indicados às categorias de Língua Portuguesa. Cristovão Bastos e Mauro Senise foram indicados na categoria Melhor Álbum Instrumental pelo disco “Choro Negro”, no qual tocam Paulinho da Viola.