Apesar dos rumores de que a o inquérito das fake News teria chegado ao fim, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, negou que a investigação será arquivada, nesta sexta-feira (29), durante uma palestra para estudantes de uma universidade em São Paulo. “Nós estamos chegando aos financiadores. As pessoas não entendem que a investigação tem o seu momento público e tem o seu momento sigiloso, que no mais das vezes é o mais importante, quando você vai costurando as atividades ilícitas que a Polícia Federal está investigando”, disse o ministro.
Ainda durante a palestra, o ministro fez duras críticas a desinformação, afirmando que ela não é ingênua: “A desinformação é criminosa, tem finalidade. Para uns é só um enriquecimento. Para outros é a tomada do poder sem controle. Então nós, que vivemos do direito, que defendemos a democracia, nós temos que combater a desinformação”, argumentou Moraes.
Nesta semana, segundo informações do jornal O Globo, o ministro do STF André Mendonça, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro, procurou o presidente da Corte, Luiz Fux, para sugerir o fim do inquérito das fake news, com objetivo estancar a crise instalada entre o Supremo e o Palácio do Planalto, sobretudo após indulto concedido por Bolsonaro a Daniel Silveira
Vale lembrar que o inquérito das fake news também foi usado para determinar a prisão do deputado Daniel Silveira, por causa do vídeo em que faz ameaças a ministros do STF. Na semana passada, o deputado foi condenado a oito anos e nove meses pelo plenário do STF e, no dia seguinte, recebeu um indulto do presidente Jair Bolsonaro que anulou sua pena.