Consórcio de governadores do Nordeste já formalizaram a compra de 37 milhões de doses da vacina russa Sputnik V

O consórcio formado por governadores do Nordeste formalizou a compra de 37 milhões de doses da vacina russa Sputnik V. A informação foi divulgada no sábado (13), pelo presidente do consórcio Wellington Dias (PT), governador do Piauí. As vacinas vão integrar o Plano Nacional de Imunização (PNI), e serão distribuídas a todos os estados brasileiros. Por isso,  o anúncio foi feito com o Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para que a pasta seja intermediária na aquisição das doses e para que as vacinas.

Anteriormente, a previsão era comprar 39 milhões de doses, mas durante a formalização do contrato o Fundo Soberano Russo informou que poderá produzir, nesta primeira compra, 37 milhões. As informações são da secretaria de comunicação do governo do Piauí. O imunizante produzido pelo laboratório Russo ainda não teve aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que, por enquanto, apenas autorizou o uso das vacinas Oxford-AstraZeneca-Fiocruz e Coronavac.

“Comunicamos o fechamento do contrato e tratamos com o Ministério da Saúde os termos para que a gente mantenha um regramento em que se tenha vacina para todo o Brasil e assim foi acertado com a procuradoria dos estados, equipe jurídica do Ministério e advocacia geral da união para que até segunda-feira [15] o Ministério entre como interveniente e garanta que as 37 milhões de doses a partir de abril serão para todo o Brasil”, declarou Dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *