O nosso site foi o primeiro veículo de comunicação a denunciar o descaso com a malha ferroviária urbana que corta as cidades de Cachoeira e São Félix e o abandono da Ponte Dom Pedro II. Confira (AQUI). O acidente ocorrido na última terça-feira, (07) com o descarrilamento do trem na Ponte, mostrou a fragilidade e falta de responsabilidade social da empresa VLI Multimodal e dos gestores municipais dos dois municípios. Por dia, dezenas de vagões carregados de minério e combustível são puxados pelas locomotivas a diesel que atravessam o bairro popular do Virador, em Cachoeira, até alcançar a ponte Dom Pedro II e, finalmente, cortar o centro urbano de São Felix, do outro lado da margem do Rio Paraguaçu. O caso merece atenção especial para que a VLI Multimodal, que tem faturamento bilionário, apresente a população uma alternativa para que o trem desvie o seu percurso por fora da zona urbana, além de um plano de segurança e manutenção adequada de todo equipamento da ferrovia. Veja abaixo a nota da VLI:
A VLI, controladora da linha férrea, esclarece que, após análise, serão necessários sete dias para a conclusão dos serviços realizados na ponte D. Pedro II, contados a partir do dia 08 de junho. Os reparos são definitivos e vão garantir, dentro do prazo estipulado, o reestabelecimento do fluxo de automóveis, ônibus e caminhões no local. Neste intervalo, o trânsito de pedestres e motociclistas seguirá autorizado. O prazo considerado pela companhia leva em conta o compromisso de realizar a manutenção observando as especificidades da ponte para que a retomada do tráfego ocorra da forma mais rápida possível. Em virtude disso, as peças de reparo serão produzidas em outro local. A companhia reafirma que não houve danos à estrutura da ponte, mas somente a trechos da faixa de rodagem de automóveis.
A empresa iniciará obras preventivas e de manutenção na ponte centenária em julho. Os trabalhos já estavam agendados e não estão relacionados à ocorrência desta semana. A VLI ressalta sua preocupação com o patrimônio histórico da cidade e lembra que destinou nos últimos anos cerca de R$ 6 milhões para a Estação de Cachoeira por meio do programa Estação de Memórias, iniciativa voltada à preservação da história e da cultura relacionadas à ferrovia.
A VLI reforça seu compromisso com a população da Bahia em ações constantes de apoio social. Atualmente a VLI gera cerca de 500 empregos diretos e indiretos na Bahia, dos quais 87% correspondem a mão de obra local. Durante a pandemia, a empresa doou aproximadamente 14 mil cestas básicas para quatro municípios baianos.
A empresa lamenta os transtornos à comunidade e reitera que realiza manutenções periódicas na via permanente, vagões e locomotivas para garantir a segurança em suas operações.