Amargosa: Padre Nelson é escolhido como administrador da Diocese

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Durante uma reunião com o Colégio de Consultores da Diocese de Amargosa-BA, na manhã desta terça, (19) o padre Nelson Franca, pároco da Paroquia Santo Antônio em Santo Antônio de Jesus foi escolhido como administrador diocesano.

Na última sexta-feira (15/10) Dom Valdemir Ferreira dos Santos tomou posse na Catedral de Nossa Senhora do Rosário, como o sétimo bispo da Diocese de Penedo em Alagoas. Com a saída de Dom Valdemir, a Diocese de Amargosa entrou num período denominado “sede vacante” e por isso um dos padres do clero precisa ser eleito como administrador diocesano, até que um novo bispo seja nomeado pelo Papa Francisco.

“Faço um compromisso diante do clero, diante do colégio de consultores, para que continuemos juntos e que não experimentemos nada que possa nos dividir, nos separar. O trabalho tem que se de unidade e de comunhão. A figura e a pessoa do administrador serão apenas e nada mais do que um referencial”, disse durante entrevista ao radialista Hélio Alves da Clube FM 92.7 (Conteúdo: Clube FM 92,7)

 

Administrador Diocesano

Na Igreja Católica, um administrador diocesano é um presbítero eleito através do Colégio de Consultores Diocesano até oito dias após a diocese entrar em período de sede vacante.

Geralmente uma sede fica vacante quando o bispo titular pede renúncia, seja transferido ou por causa de morte do titular. Para tal eventualidade, o Código de Direito Canônico prevê que o Colégio de Consultores Diocesano se reúnam no prazo de oito dias a contar desde o dia em que a diocese entrou no período vacante a fim de eleger um Administrador Diocesano que dirija os trabalhos da diocese interinamente até que o papa nomeei um novo bispo.

O administrador diocesano não tem a função de bispo, ele só tem como o dever preparar a diocese para a chegada do novo bispo.

Veja também: