O Secretario Especial do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) do Ministério da Casa Civil, Marcus Cavalcanti, declarou nesta sexta-feira (15), que estão em estudo projetos de trem metropolitano na Região Metropolitana de Salvador, contemplando as localidades de Águas Claras, Simões Filho, Aratu e Camaçari.
“Nós estamos fazendo um estudo de um trem de passageiros entre Salvador e Feira de Santana e o ministro Rui Costa pediu ao ministro Renan [filho] que nós fizéssemos um estudo de uma ferrovia saindo de Águas Claras a Simões Filho e indo para Camaçari, o que seria um trem metropolitano”, explicou. Ele acrescentou que um grupo privado também recebeu autorização para desenvolver um projeto de trem de passageiros, que será apresentado e analisado pelo PPI na próxima semana.
O projeto faz parte do mesmo contrato do trem Salvador–Feira de Santana e, segundo Cavalcanti, envolve uma outra frente de atuação. Caso seja aprovado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU), o plano prevê a criação de uma linha ligando São Félix a Cachoeira, através de uma outra linha férrea passando por Feira de Santana “e depois entroncando na altura do Paraguaçu, Cachoeira, Castro Alves com a ferrovia”.
Atarde