O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Alexandre de Moraes, disse que o presidente Jair Bolsonaro (PL), derrotado nas eleições, o atendeu com “extrema educação e o agradeceu” quando ele disse que anunciaria o resultado do pleito.
Moraes, como é praxe, ligou neste domingo (30) para ambos os candidatos, tanto para Bolsonaro como para o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O presidente da corte eleitoral afirmou ainda eventuais contestações ao resultado do pleito, caso elas sejam apresentadas dentro das “regras eleitorais”, serão analisadas.
O presidente do TSE disse não acreditar que haja algum “problema” sobre o resultado do pleito. E defendeu que seja alterada a legislação sobre fake news para ampliar a cobranças às redes sociais.
Com 99,97% das urnas apuradas, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) obteve 50,90% dos votos válidos, ante 49,10% de Jair Bolsonaro (PL).
“Não vislumbramos nenhum risco real de contestação”, disse. “O resultado foi proclamado, foi aceito e aqueles que foram eleitos serão diplomados e tomarão posse.”
“Compete muito mais aos vencedores unir o país. Aqueles que foram eleitos governarão para todos”, declarou.
Moraes defendeu que, após as eleições, o Congresso e a Justiça voltem a debater meios mais eficazes para combater fake news nas redes sociais.
Segundo ele, apesar de o TSE ter equiparado as plataformas de mídias sociais a meios de comunicação, isso precisa ser expandido para outros fins além dos eleitorais.
“Passadas as eleições, não tenho dúvida de que agora é o melhor momento [para essa discussão]”, disse.
“Precisamos de instrumentos mais eficazes para que se evite a proliferação de fake news.”
Mateus Vargas e José Marques, Folhapress