BYD assume a fábrica da Ford na próxima semana

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
LinkedIn

A BYD já tem data para assumir a fábrica da Ford em Camaçari (BA). CEO global da marca chinesa, Wang Chuanfu virá ao Brasil na próxima segunda-feira (9) para a cerimônia de lançamento da pedra fundamental das futuras unidades da montadora. O evento ainda contará com as presenças do CEO global e fundador da BYD, Wang Chuanfu, da CEO para as Américas, Stella Li, e do presidente da empresa no Brasil, Tyler Li, além de várias autoridades brasileiras.

Ford e governo estadual assinaram hoje o contrato que repassa o controle da fábrica para o Estado da Bahia, o que permite que a BYD assuma imediatamente o local – mas ainda não foram divulgadas informações sobre como foi o acordo com os chineses.

Segundo a Ford, “esse processo seguirá legislação vigente, que prevê posterior indenização para a empresa em valores compatíveis com o mercado. O acordo tem a finalidade de simplificar e agilizar o processo de transição de propriedade da fábrica, contribuindo para geração de valor ao Estado e à comunidade baiana.”

A BYD, em anúncio feito no dia 3 de julho, firmou acordo com o governo local para a instalação de três unidades fabris na cidade baiana e negociava diretamente com a marca norte-americana para assumir a unidade de Camaçari, mas a negociação acabou emperrada.

De acordo com o governador Jerônimo Rodrigues (PT), em evento realizado em setembro, a Ford deve ser indenizada em R$ 100 milhões devido a melhorias realizadas na fábrica.

A BYD planeja a implementação das três fábricas previstas na Bahia, onde fabricará chassis para ônibus e caminhões elétricos, automóveis híbridos e elétricos, e processamento de lítio e ferro fosfato para atender ao mercado externo. O investimento total do grupo chinês na Bahia será de R$ 3 bilhões. Nesse valor já devem estar inseridos os custos com a compra do complexo, que deve gerar mais de 5 mil empregos diretos e indiretos e entrar em funcionamento no segundo semestre de 2024.

 

 

Veja também: