O diretório estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) no Rio de Janeiro retirou, nesta terça-feira (2), o apoio à candidatura de Marcelo Freixo (PSB) ao governo estadual. No mês passado, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou apoio a Freixo, durante um comício realizado na Cinelândia, no centro da capital carioca.
A decisão se deve à manutenção da candidatura do deputado Alessandro Molon (PSB) ao Senado. Petistas exigiam o apoio do PSB à candidatura de André Ceciliano (PT), presidente da Assembleia Legislativa do Estado (Alerj), como condição para apoiar Freixo no pleito deste ano.
Em nota, o diretório estadual do PT no Rio de Janeiro afirmou que “nos últimos meses, um debate dividiu a coligação de apoio a pré-candidatura de Marcelo Freixo ao governo”.
“Foi a insistência do deputado Molon, com apoio de parte da Direção Nacional do PSB, em manter a sua candidatura divisionista ao Senado. Esse descumprimento de um acordo feito entre Molon e Freixo, entre o PT e o PSB, nos dividiu, com parte da esquerda atacando o nosso companheiro André, pré-candidato do PT ao Senado, numa campanha sórdida nas redes, como não se via faz anos”, escreveu a legenda na nota.
Um posicionamento do ex-presidente Lula, principal fiador da candidatura de Freixo nos últimos meses, é esperado pelo grupo. Apoiadores do pré-candidato ao governo estadual querem saber como o líder petista vai se comportar diante da decisão estadual.