Eleições 2022: Lula lidera seguido por Bolsonaro; Moro aparece em terceiro empatado com Ciro Gomes

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Uma pesquisa eleitoral da Genial Investimentos e Quaest Consultoria divulgada nesta quarta-feira (10), dia do ato de filiação do ex-juiz Sérgio Moro ao Podemos, aponta que o ex-presidente Lula (PT) aparece à frente em todos os cenários de primeiro e segundo turnos nas eleições presidenciais de 2022.

Contra Jair Bolsonaro (sem partido – com ida marcada para o PL, provavelmente no próximo dia 22), Lula teria 57% dos votos, contra 27% do atual presidente, em simulação de segundo turno. O petista cresceu 4 pontos percentuais, enquanto Bolsonaro caiu 2 pontos, oscilando dentro da margem de erro da pesquisa. Em comparação ao levantamento anterior, feito no início de outubro.

A pesquisa, realizada após o anúncio de filiação de Moro ao Podemos, traz um empate técnico (dentro da margem de erro) na disputa pela terceira via. O ex-ministro do governo Bolsonaro, e ex-juiz da Lava Jato, aparece em terceiro lugar com 8% das intenções de voto, contra 6% de Ciro Gomes (PDT).

Confira os dois cenários para o primeiro turno, com João Dória e Eduardo Leite (ambos do PSDB) que, apesar da disputa interna no partido, pontuam muito mal nos levantamentos.

Primeiro turno

Cenário 1 (Doria)

Lula (PT) – 48%
Jair Bolsonaro (sem partido) – 21%
Sergio Moro (Podemos) – 8%
Ciro Gomes (PDT) – 6%
João Doria (PSDB) – 2%
Rodrigo Pacheco (PSD) – 1%
Brancos e nulos – 10%
Não sabem/Indecisos – 4%

Cenário 2 (Eduardo Leite)

Lula (PT) – 47%
Jair Bolsonaro (sem partido) – 21%
Sergio Moro – 8%
Ciro Gomes (PDT) – 7%
Eduardo Leite (PSDB) – 1%
Rodrigo Pacheco (PSD) – 1%
Brancos e nulos – 10%
Não sabem/Indecisos – 4%

2º turno

A pesquisa considerou seis cenários de segundo turno, em disputa direta dos demais candidatos com o ex-presidente Lula (PT), que venceria com folga os adversários. A menor diferença registrada é contra o atual presidente, 30 pontos percentuais.

Veja os cenários:

Lula (57%) x Bolsonaro (27%)
Lula (57%) x Moro (22%)
Lula (53%) x Ciro Gomes (20%)
Lula (57%) x Eduardo Leite (14%)
Lula (58%) x João Doria (13%)
Lula (59%) x Rodrigo Pacheco (12%)

A Quaest Consultoria informa que foram realizadas 2.063 entrevistas domiciliares, entre os dias 3 e 6 de novembro. E o nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Veja também: