Governo do estado anuncia apoio ao carnaval de Maragojipe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
LinkedIn

Nesta quarta-feira (31) o governo do Estado  garantiu a folia do Carnaval 2024 em mais de 80 municípios do interior baiano. Por meio da Secretaria de Cultura do Estado (Secult-BA) o Projeto Ouro Negro vai apoiar blocos que reforçam e mantêm a tradição e a cultura afro em municípios baianos.  Em Maragojipe o governador garantiu apoio a festa que é Patrimônio Imaterial da Bahia, desde 2009.

A festa de Maragojipe acontece de 10 a 13 de fevereiro.  Trazendo como tema Máscaras e Fantasias na terra da alegria, durante os quatro dias de festa, a cidade ganha cor com riqueza de detalhes na ornamentação espalhada pelos circuitos e muita magia com a presença dos mascarados que circulam com grande irreverência e criatividade nas fantasias.

 

Tombado em 2009 pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), a festa é marcada por preservar a essência dos antigos carnavais e pela manifestação singular de diversidade cultural e artística. Os grupos de marchinhas compostos por músicos locais animam a multidão de maragojipanos e turistas que têm a Praça Conselheiro Antônio Rebouças ou Praça dos Mascarados, durante a folia, onde fica localizado o palco para as apresentações e concursos de fantasias e marchinhas, como o circuito preferido.

 

Para os foliões que preferem o axé que só a Bahia tem, a festa conta também com o palco Arena Carnavalesca, na Praça Ermezindo Mendes, onde dezenas de artistas se apresentam. A programação conta com atrações locais e artistas de renome nocenário musical baiano e do Brasil.

 

A programação conta ainda com concurso de mascarados e fantasias no domingo, segunda e terça-feira, na Praça dos Mascarados. A abertura da folia mais tradicional da Bahia acontece o concurso de Marchinhas. Além de tudo isso, diversos blocos compõem a folia.

 

Grito de Carnaval

 

Uma semana antes da abertura oficial da folia, acontece o Grito de Carnaval, que anuncia a festa com a divulgação da grade de atrações. O segredo Grupos de whatsapp são criados para que os foliões idealizem as fantasias que irão desfilar nos dias de festa. Todos os detalhes são guardados a sete senhas no celular, pois o segredo é a palavra de ordem dos mascarados. Alguns contam que se arrumam em casas de amigos e vizinhos para despistarem os curiosos. Todo o corpo é coberto e todos os componentes dos grupos usam os mesmos acessórios. O rosto não pode ser mostrado em momento algum, as máscaras são furadas na boca e para beber algo usam um canudo. O uso das máscaras só é permitido até as 18h30, então, minutos antes os mascarados se recolhem e suas identidades só são reveladas na terça-feira de carnaval.

 

Veja também: