A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, ressaltou, na manhã desta quarta-feira, 17, durante ação de oferta da vacina contra Covid-19 no Mercado Modelo, a importância da intensificação do uso do imunizante pré-carnaval.
“Hoje a gente inicia aqui a ação de vacinação em parceria com o município, que é uma competência dele fazer, mas o governo do Estado entrou fortemente nessa estratégia para que a gente pudesse oferecer aos foliões, tanto os turistas, quanto os baianos, para que a gente reforce a vacinação do Covid. A bivalente, que está disponível nos postos de saúde, nós estamos oferecendo agora em parceria”, declarou.
A secretária detalhou que atualmente a taxa de cobertura da bivalente é de 14% no estado, e o receio da pasta é que a festa popular e o aumento do fluxo de turistas a doença acabe retornando. “A nossa expectativa é que a gente faça a vacinação quinze dias pelo menos, antes.”
Além da medida focada na imunização, Roberta também anunciou uma ação focada na doação de sangue.“Os Hemobas estão funcionando em horário diferenciado é uma grande chamamento que eu faço a população […] precisamos estar preparados com os bancos de sangue.”
As estratégias estão sendo realizadas em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador e acontecerão entre os dias 17 de janeiro a 06 de fevereiro, período que antecede os dias oficiais da folia.
No encontro que deu início aos planos, a vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, esteve presente e evidenciou a união entre município e estado.
Atarde