Apesar do pedido de adiamento do prefeito de Porto Alegre, a CBF diz que nesse momento o jogo entre Grêmio x Bahia, pelas quartas de final da Copa do Brasil, está mantido para as 19h desta quarta-feira, na Arena, na capital gaúcha.
Em contato com o repórter Jeremias Wernek, da RBS TV, o diretor de comunicação da CBF, Rodrigo Paiva, afirmou que a entidade monitora a condição climática na capital gaúcha, mas que por enquanto não há justificativa para o adiamento.
Por volta das 14h, o gramado da Arena foi vistoriado pelo coordenador da partida, que atestou as condições do campo para receber o jogo. Uma nova vistoria será realizada pela equipe de arbitragem 2 horas e 30 minutos antes do início da partida.
A capital gaúcha e boa parte do Rio Grande do Sul já sentem os efeitos de um ciclone extratropical que atinge o estado nesta quarta e tem previsão de se intensificar ao longo da tarde e da noite.
A Defesa Civil do Rio Grande do sul emitiu um novo alerta para chuva forte, descargas elétricas, ventos de até 90 km/h e possibilidade de queda de granizo no estado até as 19h.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu um alerta. O Inmet está com especial atenção para a Região Metropolitana de Porto Alegre. Nesta região estão previstos os maiores volumes de chuva e os mais fortes ventos, de até 110 km/h.
Em contato com a reportagem, a Prefeitura de Porto Alegre alega ter formalizado preocupação diante do alerta da Defesa Civil municipal e do Estado, mas que a decisão caberá aos clubes e à CBF. De acordo com a projeção do município, o ciclone deve atingir a capital entre as 21h e 22h.
Ruas próximas à Arena do Grêmio – e em outras regiões da capital gaúcha – já registram diversos pontos de alagamentos, o que deve causar transtornos aos torcedores no acesso ao estáido.
A previsão é de pelo menos 40 mil pessoas na Arena do Grêmio para o duelo desta quarta-feira, que decide quem se classifica para a fase semifinal. São mais de 25 mil ingressos vendidos pela administração da Arena para o confronto.
A diretoria do Grêmio já demonstrava preocupação nos bastidores com a possibilidade de temporal e ventos fortes na noite desta quarta-feira. No entanto, um dirigente consultado afirmou que era “praticamente impossível” uma mudança na data da partida.
Escalações prováveis
Grêmio e Bahia se enfrentam nesta quarta-feira, às 19h (de Brasília), na Arena, em jogo válido pela volta das quartas de final da Copa do Brasil. Vale vaga nas semifinais do torneio.
GRÊMIO – Renato fechou o último treino antes do duelo decisivo. A principal dúvida é sobre a condição física de Luis Suárez. O centroavante convive com dores no joelho direito e é avaliado diariamente. Se estiver apto, o técnico gremista deverá escalar o mesmo time que encarou o Botafogo.
Escalação: Gabriel Grando; Bruno Alves, Bruno Uvini e Kannemann; João Pedro, Villasanti, Carballo e Reinaldo; Bitello, Cristaldo e Suárez. Técnico: Renato Portaluppi
BAHIA – Renato Paiva tem uma série de problemas para escalar a equipe. Além de não poder contar com Thaciano, seu jogador de confiança, o treinador tem Cauly, principal destaque no meio-campo, como dúvida. Se ele não tiver condição, a tendência é que Lucas Mugni entre na equipe. Paiva também vai ser obrigado a mexer na lateral esquerda, já que Chávez está suspenso e vai dar lugar a Ryan. Por outro lado, Matheus Bahia e Yago estão de volta após se recuperarem de lesão.
Provável escalação: Marcos Felipe, Cicinho, Kanu, Gabriel Xavier e Ryan; Rezende, Acevedo e Cauly [Mugni]; Ademir, Kayky e Everaldo. Técnico Renato Paiva