Presidente de tribunal militar recebe diárias para fins de semana sem agenda

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
LinkedIn

O presidente do Superior Tribunal Militar (STM), general Luis Carlos Gomes Mattos, tem despertado suspeitas com o número de diárias que tem recebido para manter a agenda de viagens.

Os gastos com diárias e passagens aéreas do presidente do STM e de assessores que o acompanham somaram R$ 235 mil em um ano, segundo os dados dos relatórios de transparência do tribunal. Ao todo, foram feitas 22 viagens –uma média de 1 deslocamento a cada 17 dias.

Segundo levantamento realizado pela Folha de São Paulo, relatórios de gastos com diárias e passagens aéreas tornados públicos pelo STM, em atendimento ao que determina o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o general mantém intensa agenda de viagens bancadas com diárias, o que incluiu fins de semana sem compromissos oficiais no Rio de Janeiro e cinco dias em Cartagena (Colômbia) para uma palestra e participação em um evento. As viagens de Mattos foram acompanhadas quase sempre por assessores, que também recebem diárias.
Em nota, o STM afirmou que é “natural” o deslocamento do presidente pelo país, em razão das visitas de inspeção às auditorias e da representação do tribunal nas relações com outros Poderes e autoridades. “Privilegiando o princípio da economicidade, o presidente do STM aproveita participação em solenidades militares para visitar as diversas auditorias militares e estabelecer contato com autoridades, em diversas unidades da federação”, disse.

Veja também: