Santo Amaro: Exposição no Museu dos Humildes homenageia o Bembé do Mercado

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
LinkedIn

Como parte dos festejos do Bembé do Mercado em Santo Amaro, o Museu do Recolhimento dos Humildes recebe a partir de 12 de maio a exposição “Egbé Ojá – 133 anos de Bembé do Mercado”. Realizada em parceria com a Prefeitura de Santo Amaro e a Associação Beneficente Bembé do Mercado, a ação tem o intuito de valorizar as simbologias dos terreiros de candomblé, assim como trazer reflexões sobre a cultura negra, sobretudo em seu sentido religioso e artístico.

Anualmente, o Largo do Mercado Municipal de Santo Amaro se torna palco de uma grande cerimônia de candomblé que reúne vários terreiros da região: o Bembé do Mercado. “Trata-se de uma das principais manifestações populares do Recôncavo, que, além de manter viva uma importante tradição, movimenta a economia local”, explica a coordenadora do Museu do Recolhimento dos Humildes, Paola Publio.

Por meio de fotografias e de peças inspiradas nos terreiros participantes da Associação que remetem a elementos representativos, a exemplo de búzios e palha da costa, a exposição “Egbé Ojá – 133 anos de Bembé do Mercado” homenageia a festividade reconhecida como patrimônio cultural pelo Iphan e pelo Ipac.

Veja também: