A comunidade de Caípe de Baixo, em São Francisco do Conde, ganha neste sábado, 4, academia ao ar livre, parque infantil e campo de futebol. São as primeiras instalações do projeto “Abraça Caípe”, iniciativa da Transpetro, subsidiária da Petrobrás.
A comunidade de Caípe é vizinha ao Terminal Aquaviário de Madre de Deus, operado pela Transpetro, e o projeto tem objetivo de promover a transformação socioambiental da região onde vivem aproximadamente 5,2 mil pessoas em condições de alta vulnerabilidade social.
São 650 residências próximas do mangue e cercadas de dutos a poucos quilômetros do Terminal de Madre de Deus. As ações incluem limpeza da área e do mangue, execução de esgotamento sanitário, fornecimento de energia elétrica, regularização de moradias e construção de espaços de lazer, promoção à saúde e integração social.
O projeto Abraça Caípe foi construído a partir da escuta ativa da comunidade, que apresentou diversas contribuições. A iniciativa conta com a parceria do poder público local e integra o Programa de Relacionamento Comunitário da Transpetro nos municípios de Madre de Deus e São Francisco do Conde.