Bolsonaro determina desfile de Blindados em Brasília, na Esplanada dos Ministérios

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

presidente Jair Bolsonaro (sem partido) definiu a realização de um desfile com blindados pela Esplanada dos Ministérios antes de uma operação de treinamento militar em Formosa, que está prevista para o dia 16 de agosto. O pedido do presidente foi feito ao ministro da Defesa, Braga Netto, foi na última quinta-feira (05). A previsão para esta terça-feira (10/08/2021) era somente de um encontro com o comandante da Marinha, Garnier Santos.

O almirante iria apenas levar ao presidente o convite pra a participação dele na operação do dia 16, mas Bolsonaro determinou o desfile dos blindados na Esplanada com os prédios do Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF) ao fundo. Segundo o site SBT News, o desfile, que traz os blindados usados na operação de pacificação no Rio de Janeiro, representa uma oportunidade para o presidente demonstrar a influência que exerce sobre as três forças: Exército, Marinha e Aeronáutica, segundo os auxiliares mais próximos de Bolsonaro.

A operação com os blindados na Esplanada dos Ministérios é realizada no mesmo dia que os deputados devem votar em plenário a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do voto impresso. A proposta, reprovada na comissão especial que tratava do tema na última quinta-feira (05), vai ser pautada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas-AL), para votação no plenário da Casa nesta terça-feira (10).

A operação Formosa acontece desde 1988 e, pela primeira vez, além da Marinha, o Exército e a Aeronáutica vão participar do treinamento. Serão mais de 2500 militares envolvidos na operação.

Veja também: