Cruz das Almas: Município inaugura nova unidade de Corpo de Bombeiros Militar da Bahia

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia inaugurou nesta última quinta-feira (5), uma nova unidade em Cruz das Almas. Com um efetivo inicial de 21 bombeiros militares, a sede pertence ao 2º Pelotão do 1º Subgrupamento do 16º Grupamento de Santo Antônio de Jesus e vai atender outros seis municípios da região.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), coronel BM Adson Marchesini, agradeceu o apoio da Prefeitura e do Governo do Estado no projeto de expansão da instituição. “Temos buscado com responsabilidade levar o Corpo de Bombeiros ao interior. A cidade de Cruz das Almas eu conheço há mais de 30 anos e a necessidade do Corpo de Bombeiros aqui já é antiga. Essa expansão só poderia ter sido feita com o apoio do Município, que teve um papel muito importante para que a gente pudesse iniciar os trabalhos dos bombeiros em Cruz das Almas”, disse o comandante Marchesini.

O Secretário de Segurança Pública da Bahia, Ricardo Mandarino, parabenizou o trabalho do Corpo de Bombeiros e destacou o a importância da parceria entre Estado e Prefeituras. “Fico feliz quando vejo que existe no Brasil espírito público e pessoas que não estão preocupadas com identidade partidária quando é para investir para o bem do povo”, comentou.

A nova sede contou com o apoio da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) e da Prefeitura de Cruz das Almas. A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas realizou a obra de reforma de todo o espaço para atender as necessidades da instituição. Os custos da construção e do aluguel foram assumidos pelo Município através de convênio com o Governo do Estado. O acordo também prevê a construção de uma sede definitiva no próximo ano em um terreno cedido pela Prefeitura.

Para o prefeito Ednaldo Ribeiro, a unidade é uma conquista de toda a região e vai garantir mais segurança. “Agradeço a todos que lutaram para que essa inauguração acontecesse. Foi uma preocupação muito grande porque só nesse ano tivemos três incêndios na Mata de Cazuzinha, além de outras ocorrências. Em janeiro, o deputado Pedro Tavares marcou uma audiência com o comandante e fomos bem recebidos pelo coronel Marchesini, que não se omitiu para que pudéssemos inaugurar essa unidade aqui hoje”, afirmou. Ednaldo também agradeceu à SSP-BA e ao governador Rui Costa.

Comandado pelo subtenente José Carlos Matos, o 2º Pelotão de Cruz das Almas fica localizado na Rua Leila Pereira Passos, no Parque Sumaúma, e já está em funcionamento 24 horas por dia. A base conta com os serviços de combate e prevenção de incêndio, atendimento pré-hospitalar e busca e salvamento e pode ser acionada através do 193.

A vinda da unidade para Cruz das Almas faz parte do projeto de ampliação do Corpo de Bombeiros pela Bahia. Além da cidade-sede, a unidade vai atender os municípios de Cabaceiras do Paraguaçu, Castro Alves, Sapeaçu, Conceição do Almeida, São Felipe e Santa Terezinha. A região tem mais de 170 mil habitantes, que contarão com mais qualidade no trabalho dos bombeiros pela preservação da vida da população.

Também estiveram presentes na cerimônia de inauguração o vice-prefeito de Cruz das Almas, André Eloy, os secretários municipais, o comandante do 16º Grupamento de Santo Antônio de Jesus, tenente-coronel Enio Diz, o prefeito de Governador Mangabeira, Marcelo Pedreira, os deputados Pedro Tavares, Niltinho e Robinson Almeida, além de outras autoridades locais.

Veja algumas fotos:

Veja também: