Nessa sexta-feira (09) a Prefeitura de Maragojipe através de nota oficial da secretaria Municipal de saúde (SESAU), repudiou as afirmações feitas pelo vereador Luis Fernando Ribeiro (PSD), “o Luisinho”, em vídeos compartilhados em redes sociais, apontando suposta ausência de médicos em Unidades de Saúde da Família do Município. A prefeitura considerou o vídeo como infundadas (Fake News). Segundo informações de vereadores da base do prefeito, Valcínio Armede, o vereador Luisinho e a ex-prefeita Vera Lúcia trabalham nos bastidores contra a administração municipal.
De acordo com a nota da prefeitura a declaração do vereador é mentirosa e busca atingir a gestão municipal. Segundo a prefeitura o médico que estava lotado na USF de Guapira pediu exoneração no final de 2020, em razão de incompatibilidade com a população, que reclamava do atendimento. Segundo a secretaria para suprir a vaga, a SESAU solicitou do Ministério da Saúde um médico pelo Programa Mais Médicos, recebendo a orientação de aguardar até o final do mês de março de 2021, quando finalizaria o prazo do edital de inscrições no Programa. Assim finalizado o prazo, o Ministério da Saúde não enviou o profissional.
Veja a nota completa;
A Prefeitura de Maragojipe, através da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), repudia de maneira veemente as afirmações feitas pelo Vereador Luis Fernando Ribeiro, “Luisinho”, em vídeos compartilhados em redes sociais, apontando suposta ausência de médicos em Unidades de Saúde da Família do Município.
A narrativa apresentada pelo Vereador se mostra afastada dos fatos, buscando atingir de forma vil, leviana e irresponsável a gestão municipal.
A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que:
1) O médico que era lotado na USF de Guapira pediu exoneração no final de 2020, em razão de incompatibilidade com a população, que reclamava do atendimento.
Para suprir a vaga, a SESAU solicitou do Ministério da Saúde um médico pelo Programa Mais Médicos, recebendo a orientação de aguardar até o final do mês de março de 2021, quando finalizaria o prazo do edital de inscrições no Programa.
Finalizado o prazo, o Ministério da Saúde não enviou o profissional.
Contudo, a população não ficou desassistida, pois há atendimento por uma médica durante 04 dias na semana, além do reforço de um médico todas as quintas-feiras na USF de Guapira.
2) Com relação à USF da Piedade, o médico da unidade pediu exoneração no final do mês de abril de 2021, após aprovação em concurso público.
Para não deixar a população desassistida, foi remanejado um médico para atendimento 02 dias da semana nesta localidade.
O Ministério da Saúde informou que encaminharia um profissional pelo Programa Mais Médicos, até o dia 07 de julho (ontem), recomendando que não contratasse outro médico para não prejudicar o encaminhamento do profissional pelo Programa.
Como o médico não foi encaminhado no prazo informado, a SESAU já está em contato com os responsáveis pelo Programa para informar o atraso e cobrar soluções.
3) A par dessas providências, a SESAU está recrutando médicos para o Programa de Saúde da Família, tendo em vista a escassez de profissionais em razão da pandemia da COVID-19.
4) Por fim, a Prefeitura de Maragojipe reafirma o seu compromisso com a saúde e o bem-estar da população maraojipana, sendo as afirmações do Vereador Luisinho infundadas, com o único objetivo de atacar a credibilidade da atual gestão municipal, conquistada perante a sociedade nos seis primeiros meses de governo.