Pauta Livre – Rogaciano Medeiros

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
LinkedIn

CONLUIO

As imagens apresentadas por veículos da mídia conservadora comercial, em que Lula aparece em companhia de diretores da Petrobrás condenados em escândalos de corrupção, é “mais uma farsa” contra o ex-presidente, armada pelos procuradores da Lava Jato, em conluio com a Globo, Folha e Estadão. É a denúncia que faz o Instituto Lula. As fotos manipuladas fazem parte de reuniões interministeriais e cerimônias da Presidência, com cobertura da imprensa.

ABUSO

Acusado de cometer constantes excessos na condução da Lava Jato, o juiz Sérgio Moro é a principal pauta da reunião de terça-feira do Conselho Nacional de Justiça. Um dos abusos em discussão são os vazamentos que ele passou para a mídia sobre conversas do ex-presidente Lula com familiares. Os atos de exceção cometidos pelo magistrado têm sido objeto de duras críticas por parte de juristas de credibilidade, em nível internacional.

DESAUTORIZADO

Ao desfazer a decisão do colega Sérgio Moro, que vetou 21 das 41 perguntas de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) para Temer, o juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal de Brasília, na prática reconhece as denúncias de seletividade e manipulação na Lava Jato para favorecer uns e prejudicar outros. O ex-presidente da Câmara Federal, preso desde outubro do ano passado, ganhou o direito de reapresentar as perguntas. O castelo de Moro está desmoronando.

EXECRAÇÃO

É praticamente unanimidade. Não há como ele continuar presidente. Levantamento feito pelo próprio governo federal, para avaliar a conjuntura política, revela que 95% dos brasileiros querem Temer fora da presidência. No Nordeste, o índice pula para 99%. Apesar do quadro altamente adverso e do agravamento perigoso da crise política, segmentos do golpismo insistem em tentar mantê-lo no cargo. É muita falta de espírito público.

MORTO

Ao comentar a tentativa do presidente Temer de permanecer no poder, o cientista político Fernando Abrucio, da FGV (Fundação Getúlio Vargas), disse que “o rei está morto, mas não enterrado”. Para ele, o governo está se “desmilinguindo a olhos nus” e quanto mais demorar a crise, pior para o Brasil e toda a sociedade.

Veja também: