município sofre perda de doses de vacinas contra a Covid-19, informa a Sesab

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Oito municípios baianos notificaram a perda de 1.369 doses de imunizantes contra Covid-19, segundo informações da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). Os casos ocorreram nas seguintes cidades: Aratuípe, Paramirim, Feira de Santana, Ibicuí, Lauro de Freitas, Glória, Itiuba e Senhor do Bonfim. Conforme detalhou a pasta, os imunizantes perdidos sofreram desvio de qualidade por exposição a temperaturas inadequadas e tiveram a recomendação de descarte pelo Ministério da Saúde.

Apesar das mais de 1,3 mil doses perdidas, a Sesab ressaltou que elas foram substituídas, e não houve prejuízo no andamento da vacinação. Conforme boletim divulgado pela secretaria, com 10.098.608 vacinados contra a Covid-19 com a primeira dose ou dose única, a Bahia vacinou 79,3% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254.

A secretaria não informou as fabricantes das vacinas perdidas, nem citou datas dos casos, mas disse que as notificações foram feitas ao longo do período de vacinação. A imunização na Bahia foi iniciada em 19 de janeiro deste ano, ou seja, em quase 10 meses, o estado registrou 1.369 doses perdidas.

Não há detalhes se o número de perdas registradas na Bahia está dentro do esperado pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacina (PNO), que prevê possibilidade de algum prejuízo às doses como exposição a temperaturas não recomendadas na bula ou quebra de frascos.

Veja também: