SAJ: Empresários apostam no Festival Gastronômico para retomada do setor

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
LinkedIn

O Festival Gastronômico Sabores de SAJ pode ser a oportunidade que faltava para a retomada do setor de bares e restaurantes em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano. É o que apontam as expectativas dos empreendedores do ramo que participaram do lançamento do evento, realizado na noite desta terça-feira (21), no Centro Cultural do município.

 

Benedito Filho é empreendedor na franquia de comida mexicana Los Mex e já aguarda ansioso pelo festival. “Estamos com uma expectativa muito boa. A cidade está precisando deste evento, precisamos movimentar a cena gastronômica de Santo Antônio de Jesus, com a retomada do segmento de Alimentação Fora do Lar, promovendo a diversão, porque restaurante não é só culinária, é diversão também. Provavelmente, trabalharei algum prato à base de mandioca, mas ainda estamos desenvolvendo. Virá surpresa por aí”, revela.

 

Já Marineide Santos (Dinha), empreendedora há 11 anos no restaurante Cantinho da Roça, venceu recentemente o concurso Panela de Bairro – quadro da TV Bahia (Globo) – e já aposta no evento. “A iniciativa é ótima e a expectativa é grande. Já estou pensando em um prato para concorrer e, sem dúvida alguma, será um evento muito importante para a cidade, principalmente para aquecer os negócios do setor”, conclui.

 

Com o tema “Gastronomia de Raiz”, o festival que chega em sua quarta edição e terá início em 18 de novembro, com participação do público na degustação dos pratos até dia 30 do mesmo mês. Entre os dias 18 e 20 de novembro, haverá também o “Cozinha Show”, que busca trabalhar potenciais locais promovendo interação com a comunidade. O encerramento será dia 4 de dezembro.

 

Para o gerente regional do Sebrae em Santo Antônio de Jesus, Carlos Henrique Oliveira, a iniciativa é ímpar para o fortalecimento de empresas do ramo. “Estamos levando capacitação para que os empreendimentos possam, por exemplo, organizar melhor seu cardápio, desenvolver um marketing digital voltado para o fortalecimento de sua imagem no mercado e, assim, o Sebrae busca fomentar no festival uma ação comercial para que principalmente os negócios do setor tenham uma maior rentabilidade”, avalia.

 

O Festival

Realização conjunta do Sebrae, Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus (PMSAJ), Sindicato Patronal de Bares, Restaurantes e Hotéis de Santo Antônio de Jesus (Sindbarh), Senac e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o festival busca, para além do aquecimento do setor e, consequentemente, da economia local, a promoção da cultura e gastronomia regionais. Ao todo, 40 empreendimentos do segmento participam do evento que nesta edição traz como principal inovação o formato híbrido, proporcionando atendimento tanto presencial, quanto por delivery.

 

O presidente do Sindbarh, Melentino Tedesco, enxerga o festival como o impulsionamento para a retomada da categoria. “Este evento traz motivação e faz com que o público volte aos restaurantes para conhecer a culinária que se perdeu durante o período de pandemia, em que muitos estabelecimentos ficaram fechados. Passamos por um período muito difícil e, agora, é a hora de alavancarmos o segmento e mostrar ao público que temos restaurantes e culinária de qualidade para atendê-lo”, finaliza.

Veja também: