Conselho da Assistência Social realiza reunião descentralizada em Cachoeira

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
LinkedIn

Com o intuito de fortalecer a participação e a descentralização das ações pela Bahia, o Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas) deu início, nesta segunda-feira (11), no município de Cachoeira, a uma série de reuniões nos territórios baianos. Agregando diversas frentes, representações estaduais, municipais e federal pela garantia de direitos e efetividade do Sistema Único de Assistência Social (Suas), a mobilização do colegiado vinculado à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Bahia (Seades), abordou temas sobre o controle social como espaço de participação democrática na construção da política pública e no processo de acompanhamento no Suas.
“Nós não fazemos nada sozinhos e dialogar com os municípios para aprimorar as políticas de assistência social na Bahia é, sem dúvidas, fundamental para o processo de consolidação do Suas. Essa construção se faz através de troca de saberes com execução de iniciativas compartilhadas”, declarou a titular da Seades e presidenta do Ceas, Fabya Reis.

Com a presença de 43 municípios, as discussões incluíram a importância da escuta dos usuários, do monitoramento, acompanhamento e avaliação, assim como a participação popular na elaboração de política pública. “Não se constrói política pública sem ouvir o outro. Cabe ao conselho estadual promover reuniões descentralizadas para dar apoio técnico e garantir a interlocução entre os municípios e o Estado. Compartilhar aqui tudo o que conquistamos é muito importante, mas, também, pontuar sobre o que ainda precisa ser melhorado”, destacou o vice-presidente do Ceas-BA, Rodrigo Alves.

Veja também: